Frase célebre

"De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas." (J. R. Capablanca, ex-campeão mundial)

Glossário

Glossário de Termos Enxadrísticos



Abandono: Ação de desistir da partida. O perdedor deita o Rei sobre o tabuleiro sinalizando sua desistência.


Abertura: Fase inicial da partida. Conjunto de movimentos do início do jogo que são estudados pelos enxadristas. As aberturas são catalogadas na ECO, segundo estilo de jogo e variações conhecidas.


Abertura aberta: Qualquer abertura que conduz a posições com várias linhas abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.e4 e5.


Abertura fechada: Qualquer abertura que deixam poucas colunas e diagonais abertas. Normalmente se iniciam com os movimentos 1.d4 d5. Chamadas assim porque tendem a restringir o jogo tático de peças, conduzindo a partidas mais posicionais durante a abertura e o princípio do meio-jogo.


Ativa: Descreve a peça que pode se mover ou controlar muitas casas no tabuleiro. Ver também passiva.


Adiamento: Suspensão de uma partida de xadrez com a intenção de continuar posteriormente.


Adjudicação: Processo pelo qual um enxadrista mais forte decide sobre o resultado de um jogo não terminado. Esta prática não é comum atualmente em eventos de tabuleiro mas ainda ocorre em torneios ‘’on-line’’ onde um jogador se recusa a continuar depois do adiamento.


Afogado: Uma posição em que o enxadrista que tem que efetuar o lance não tem nenhum movimento legal a executar e não está em xeque, como resultado temos o empate imediato.


Agressivo: Estilo de jogo onde as trocas de peças e os ataques são realizados ainda na fase de abertura.


Ajuste: Ver: J'adoube.


Ala da Dama: A metade do tabuleiro constituída pelas colunas a,b,c e d, onde as Damas ficam posicionadas no início do jogo (coluna d) .


Ala do Rei: A metade do tabuleiro constituída pelas colunas e,f,g e h, onde os Reis ficam posicionadas no início do jogo (coluna e).


Amador: A distinção entre o enxadrista profissional e o amador não é muito importante no xadrez uma vez que estes competem por prêmios e podem receber por participação em torneios incluindo o campeonato mundial sendo Max Euwe o último campeão mundial amador. No século XIV, o termo "amador" era algumas vezes utilizado em jogos publicados para ocultar o nome do enxadrista que perdia para um grande mestre. Era considerado indelicado usar o nome do enxadrista sem a sua autorização e os profissionais não queriam correr o risco de perder clientes. ‘’Veja também NN ou N.N.’’


Análise: Estudo de uma posição para determiner a melhor jogada para ambos os lados.


Anotação: Comentário em um jogo utilizando uma combinação de comentários escritos e pontuações do xadrez ou notações


Árbitro Internacional (AI): Oficial do torneio responsável pelo cumprimento das regras da FIDE e demais responsabilidades da organização.


Armageddon: Uma variante do xadrez onde as brancas precisam aplicar o mate para vencer o jogo, e as pretas precisam apenas empatar o jogo para vencer. As brancas tem mais tempo que as pretas e a discrepância pode variar, porém no Campeonato Mundial de Xadrez as brancas tem 6 minutos e as negras 5 minutos.


Ataque à baioneta: Ataque ao roque adversário por meio de avanço de peões.


Ativa: Se refere a uma peça que controla ou pode ser movida para muitas casas.


Atraso de Bronstein: Um método de controle do tempo que envolve um tempo de atraso. Quando é a vez de de um enxadrista jogar, o relógio aguarda um determinado tempo antes de começar a subtrair o seu tempo. Foi inventado por David Bronstein.


Autômato: Uma máquina automática para jogar xadrez. Nos séculos XVIII e XVIV a maioria destes dispositivos eram falsos sendo operados sob controle de um jogador humano.. A mais famosa máquina de jogar xadrez foi O Turco.


Bateria: Arranjo de duas ou mais peças na mesma Fileira ou Coluna de modo que se protegem com o intuito de atacar peças adversárias desprotegidas. A formação mais comum são duas torres capturando peças desprotegidas no final da partida.


BCO: Abreviação do guia de referência para aberturas Bastford's Chess Openings. A segunda edição é chamada de BCO-2.Ver também ECO e MCO.


Bispos: Par de peças no xadrez parecidas com o peão, porém de tamanho maior e com uma falha na cabeça. Movem-se pelas Diagonais do tabuleiro. Cada um vale 3 peões entretanto são considerados mais valiosos quando são um par.


Bispo Bom: Um bispo que pode se mover por entre a cadeia de peões.


Bispo Mau: O mesmo que um bispo ruim, é aquele que é impedido pela sua própria cadeia de peões de se mover por todo o tabuleiro.


Bispo da cor errada: Expressão utilizada com frequência em finais para indicar um bispo que não é capaz de proteger a casa de promoção do peão da torre que se deseja promover.


Blitz: Uma variante do xadrez praticado com o tempo muito reduzido, usualmente 3 a 5 minutos. Com o advento do relógio eletrônico incluiu-se a opção de adicionar 1 a 2 segundos por movimento.


Bloqueio: Estratégia de colocar uma peça menor no caminho do peão adversário impedindo seu avanço e, em algumas situações, se abrigando do ataque do adversário.


Brilhantismo: Uma jogada executada espetacular jogada em uma partida. Normalmente envolve o sacrifício de uma peça ou um movimento não esperado.


Bughouse: Uma variante do xadrez praticado em duplas, com dois tabuleiros. As peças capturadas de uma partida podem ser colocadas no tabuleiro do parceiro. Vence quem aplicar o mate na dupla adversária.


Bye: Uma rodada durante uma competição na qual um jogador não participa devido a um número ímpar de adversários. Um bye normalmente é marcado como 1 ponto entretanto em algumas comepetições pode ser 1/2.


Cavalo: Peça de xadrez que se move em “L” e pode saltar sobre as demais.


Canhão de Alekhine: Uma formação na qual a rainha dá suporte as duas torres que estão na mesma coluna.


Capivara: Ver: Pato.


Capturar: Ato de remover a peça adversária do tabuleiro, substituindo o lugar ocupado por uma peça própria. Exceto no caso da captura en passant a peça que captura sempre ocupa a casa da peça capturada.


Casa: Um das 64 divisões do tabuleiro, sendo 32 claras e 32 escuras. Na posição inicial do jogo, a casa na primeira fileira e oitava coluna é de cor clara.


Centro do tabuleiro: Denominação das casas d4, d5, e4 e e5. Alguns autores dividem o centro em menor (d4, d5, e4 e e5) e maior (c3, c4, c5, c6, d3, d4, d5, d6, e3, e4, e5, e6, f3, f4, f5 e f6).


Coluna: Nome dado ao conjunto de casas verticais no tabuleiro. São nomeadas alfabeticamente da esquerda para a direita.Ver também:Fileira

Cravar: É o ato de impedir ou contraria o movimento de uma peça adversária, que, ao mover-se, deixaria o Rei em xeque (o que é proibido), ou, então, permitiria a captura de uma peça de valor superior.


Dama: Peça mais poderosa do xadrez, que se movimenta pelas linhas, colunas e diagonais


Diagonal: Uma linha de casas da mesma cor de um lado ao outro do tabuleiro, por onde o Bispo se movimenta. As diagonais a1 - h8 e a8 - h1 são as diagonais principais do tabuleiro.


Defesa: Sequência de lances iniciais das negras em resposta aos lances iniciais das brancas.


Desempate: Utilização de método previamente estabelecido em regulamento para se determinar a colocação de enxadristas que tenham terminado uma competição com igual número de pontos.

Empate: Decisão de uma partida em que não houve vencedor.


En prise: Expressão de origem francesa que se refere a uma peça em posição de ser tomada.


Enxadrista: É todo aquele que se dedica ao estudo e/ou à prática profissional ou amadora do jogo de xadrez. No português europeu é denominado xadrezista.


Enxadrismo: É tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas de um modo geral. É o corpo de conhecimentos que foi desenvolvido em torno da prática enxadrística.

Fases da partida: São três: abertura, meio-jogo e final


f7: Em notação algébrica do xadrez, f7 é uma casa de grande importância na abertura por estar defendida apenas pelo rei negro. Este fato é muitas vezes explorado pelas brancas e algumas posições conhecidas de xeque-mate, como o Mate do Pastor se baseiam na fraqueza dessa casa. Por simetria, poderia-se atribuir à casa f2 a mesma fraqueza, mas das Brancas, entretanto, o fato de as Negras não iniciarem o jogo normalmente obriga-as a adotar uma postura defensiva na abertura, dificultando um ataque agressivo a f2 logo nesta fase do jogo.


Fianqueto ou Flanqueio: Modo de desenvolver os bispos por meio das casas b2 ou g2 para as brancas e b7 e g7 para as negras.


Fileira: Nome dado ao conjunto de casas horizontais no tabuleiro. São nomeadas numericamente de cima para baixo na posição inicial do jogo, estando as brancas posicionadas na fileira 1 e 2. Ver também:Coluna


Fileira de trás: Designação das fileiras 1 e 8, onde as peças são posicionadas no início da partida.


Fianquetar ou Flanquear: Colocar o bispo em fianqueto (bispo fianquetado ou bispo flanqueado).


Fora do livro: Uma sequência de lances de abertura ou defesa que se desvia da teoria conhecida.


Fraqueza da cor: Deficiência apresentada pelo bispo e outras peças não-ortodoxas como o Camelo no qual só podem se movimentar em casas das cores em que iniciaram o jogo. Esta fraqueza é evidente na fase final da partida visto que tais peças controlam apenas 32 casas do tabuleiro e como consequência talvez não possam evitar a promoção de um peão adversário.


Gambito: entrega de um ou mais peões na abertura com o intuito de obter vantagem posicional.


Gens una sumus: Expressão latina que significa somos uma raça, somos um povo, ou ainda, somos uma família. É o lema adotado pela Federação Mundial de Enxadrismo (FIDE). De acordo com Gude, a expressão teria sido cunhada pelos russos Victor Kahn e Potemkin, radicados em Paris.


Grande Mestre (GM): Maior título concedido pela FIDE.


Hole: Termo de origem inglesa com o significado de "cova", "buraco", sendo utilizado para indicar a existência de pontos débeis em uma estrutura defeituosa de peões.

Igualdade: Posição que apresenta equilíbrio ou possibilidades recíprocas.


Inferioridade: Situação causada por falhas no desenvolvimento posicional ou material.


Iniciativa: Conceito estratégico que indica que um dos adversários está em condições de exercer pressão sobre o outro, com a preparação de um ataque ou por meio de ameaças. Diz-se que as brancas, por disporem da vantagem da saída, tem a iniciativa natural, também conhecida como "pequena iniciativa".


Interposição: Ato de colocar uma peça entre uma peça atacante inimiga e a peça que está recebendo o ataque.


Interzonal: Torneio oficial da FIDE, classificatório para o título mundial, no qual concorrem os principais enxadristas colocados nos torneios zonais em todo o mundo.


J'adoube: Expressão de origem francesa internacionalmente utilizada, quando se quer advertir o adversário de que um peão ou peça será tocada com o único objetivo de arrumá-la. Significa "eu arrumo". Atualmente também se utiliza a expressão inglesa "I adjust". Em língua portuguesa pode-se usar a expressão "Ajuste". O ajuste deve ser feito apenas na vez do enxadrista, sendo precedido por uma das expressões de advertência.


Lance: um movimento/jogada de xadrez.


Livro: É uma sequência de movimentos de abertura ou defesa considerada padrão (algumas vezes catalogada em trabalhos de referência como The Encyclopaedia of Chess Openings). Também denominada “livro de movimentos”.


Match: Termo de origem inglesa que indica, no enxadrismo, o embate entre dois enxadristas, na presença de um árbitro e com estrita observância de regras pré-estabelecidas.


Mate afogado: Padrão de mate executado por uma peça saltadora no qual o rei não possui uma casa livre para fuga. O Mate de Philidor é um tipo deste mate.


Mate anunciado: Uma prática comum no século XIV, onde um enxadrista anunciava o número de jogadas, que segundo sua análise seriam a melhor jogada para ambos os lados, que levaria ao xeque-mate.


Mate de Boden: Um padrão de mate que emprega apenas os bispos cruzados sobre o Rei adversário, após o roque. Normalmente envolve também um sacrifício da Dama em c3 ou c6. O nome é uma homenagem a Samuel Boden que aplicou com sucesso a jogada numa partida em 1853.


Meio-jogo: Fase intermediária da partida, entre a abertura e o final.


Mestre FIDE (MF): Título concedido pela FIDE.


Mestre Internacional (MI): Título concedido pela FIDE.


Mestre Nacional (MN): Título concedido pelas confederações nacionais.


Miniatura: Partida com duração máxima de 25 lances.


Mobilidade: Liberdade de movimento de uma peça sobre o tabuleiro. Uma peça pode ter seu movimento restringido por uma peça adversária que está protegida, ou por suas próprias peças. O Rei também pode ter sua mobilidade restringida pela ação das peças adversárias a sua volta.


NN ou N.N.: Abreviatura da expressão inglesa "no name", utilizada internacionalmente na literatura enxadristica para indicar um adversário anônimo ou que não se deseja mencionar.


Notação Algébrica: Método padrão para anotar uma partida de xadrez utilizando códigos alfanuméricos para as casas.


Notação Descritiva: Sistema de notação que emprega descrição das colunas do tabuleiro conforme a peça residente na primeira fileira.


Notação Epistolar: Sistema utilizado no xadrez por correspondência onde tanto coluna quanto fileira recebem identificação numérica e o movimento é caracterizado por um número de quatro dígitos indicando a casa de saída e a de chegada. O mesmo que notação postal.


Obstrução: Impedimento à marcha de qualquer peça por uma outra.


Oponente: O mesmo que adversário.


Oposição: Ganho de espaço, pela confrontação direta entre os reis.


Pato: Gíria para referir-se a um enxadrista pouco habilidoso. O mesmo que capivara (ou capi), patureba e pangaré (ou panga). Tem origem no termo inglês patzer.


Peão: A peça menos valiosa do xadrez;


Pedrada: Gíria para lance muito forte e inesperado.


Peão avançado: Um peão que está do lado oposto do tabuleiro (a partir da quinta fileira ou maior. Um peão avançado pode ser fraco se está desconectado, carente de suporte ou com difuculdade de ser defendido, ou pode ser forte se impede o avanço ou mobilidade das peças adversárias. Um peão passado que ameaça uma promoção pode ser especialmente forte.


Peão atrasado: Um peão que não pode ser protegido ou avançado com o apoio de outros peões e é restrito de avançar por um peão adversário numa coluna adjacente.


Peão envenenado: Um peão não-protegido que, se capturado, causa problemas posicionais ou perda de material. É também uma variante da Variação Najdorf da Defesa Siciliana, onde alguns jogadores denominam o peão das brancas na b2 como "envenenado", pois a captura deste peão por parte das pretas é perigosa.


Peão passado: Um peão que tem seu caminho até a última fileira livre e as colunas adjacentes não possuem peões adversários a frente.


Peão pendente ou isolado: Peão sem defesa nas colunas adjacentes.


Peça encoberta: Aquela que é indiretamente atacada no lance da pregadura.


Peça maior: Peça capaz de com o auxílio apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez ocidental, a Dama e a Torre são peças maiores. Outras variantes como por exemplo o xadrez de capablanca tem peças maiores como o Arcebispo.


Peça menor: Peça incapaz de com o auxílio de apenas do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário. No xadrez ocidental, o Bispo, o Cavalo e o Peão são peças menores. Outras variantes como por exemplo o xadrez de capablanca tem peças maiores como o Chanceler.


Peça pendurada: Aquela que é deixada en prise ( para ser capturada ).


Peça pregadora: Peça agressora na pregadura.


Peça real: Denominação dada a peça que substitui o Rei na condição de objetivo de captura do jogo. Apesar da peça reter seus movimentos convencionais não pode permanecer ameaçada ou ser captura num jogo. É utilizada em algumas variantes como o cavalomate.


Peões centrais: São o PR e o PD de cada lado, e por extensão, o PBR e o PBD.

Peões das alas: São o PC e o PT.

Play-off: Método de desempate em competições por meio de partidas adicionais, sem uso de sistemas de desempate por pontuação. Ver também:Desempate


Posição aberta: Situação no tabuleiro onde as peças possuem alta mobilidade, normalmente em colunas ou diagonais abertas.


Posição fechada: Situação no tabuleiro onde as peças possuem pouca ou nenhuma mobilidade, normalmente ocorre no início da partida ou em finais muitos peões não passados.


Post mortem: Expressão latina relativa à análise efetuada pelos enxadristas adversários logo após o final de uma partida.


Postalista: Praticante do xadrez epistolar. Incluem-se entre eles, alguns enxadristas célebres como Alexander Alekhine, Max Euwe e Paul Keres, que o utilizaram como um meio eficaz de fortalecerem e aprimorarem seu estilo de jogo.


Promoção: Avanço de um peão até a oitava fileira, onde é substituído por uma a Dama, Torre, Bispo ou Cavalo. A promoção de um peão para um Cavalo ou Bispo também é chamada de subpromoção.


Qualidade: Diferença de valor entre uma torre e um bispo ou cavalo


Rei: Peça mais importante do jogo de xadrez. Seu aprisionamento é o objetivo do jogo.


Relâmpago: Variante do jogo onde o tempo é reduzido, normalmente de três a cinco munutos.


Roque artificial ou manual: Refere-se a manobra de vários movimentos executados pelo rei e torre visando a posição do Roque. Normalmente é executado quando não é permitido rocar pelo método normal.


Sacrifício: Quando o enxadrista voluntariamente entrega material em troca de uma vantagem em espaço, desenvolvimento ou em ataque. Um sacrifício executado em uma abertura é denominado gambito.


Sapear: Gíria para comentários em uma partida.


Simultânea: Exibição onde um mestre enxadrista enfrenta ao mesmo tempo mais de um enxadrista em tabuleiros distintos.


Squeeze: Zugzwang parcial.


Tablas: Expressão espanhola que significa empate.


Tablas por ahogado: Expressão espanhola que significa empate por afogamento do rei.


Tabuleiro: Espaço onde se desenvolve uma partida de xadrez. É um conjunto de 64 casas organizar num quadrado de 8x8 casas, alternadamente brancas e pretas.


Torre: Peça de xadrez. Move-se pelas linhas e colunas.


Torres dobradas: Expressão que indica o posicionamento de duas torres na mesma coluna. A formação da Dama com duas torres dobradas na mesma coluna recebe o nome de Canhão de Alekhine.


Trebelhos: Expressão arcaica para designar peças e peões.


Trocas: Sequência de movimentos próximos, tipicamente sequenciais, onde os enxadristas capturam as peças um dos outros.


Valor das peças: Cada peça ou peão possui um valor convencionado que representa sua força e importância.


Vantagem: Predomínio sobre o adversário de qualquer natureza, podendo ser de ordem posicional e/ou material.


Variante:Linha de jogo que é o produto de uma analise enxadrística, normalmente efetuada por mestres.


W.O.: Do inglês walkover, indica uma vitória obtida pela ausência do oponente.


Xadrez: Também chamado de Xadrez Ocidental, Internacional ou Ortodoxo, é a principal modalidade do jogo.


Xadrez às cegas: Variante do jogo onde um dos enxadristas não vê o tabuleiro.


Xeque: Está em “xeque” o rei que está sendo atacado por peça inimiga. É obrigatório remover o xeque imediatamente.


Xeque-mate: Objetivo do jogo de xadrez. É um xeque impossível de ser removido. A partida está ganha para quem executar o xeque-mate.

Xeque descoberto: Ou xeque a descoberto. Surge, quando, do movimento de uma peça, resulta xeque por outra, cujo raio de ação estava interceptado pela peça que se deslocou.


Xeque duplo: É o ataque simultâneo de duas peças ao rei inimigo.


Zeitnot: Apuro no tempo.


Zugzwang ou Zug: A obrigação de efetuar um lance que ocasiona a derrota ou uma desvantagem qualquer. Ver: Squeeze.


Zwischenzug: Lance intermediário inesperado.