Frase célebre

"De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas." (J. R. Capablanca, ex-campeão mundial)

Tática

TÁTICA - ELEMENTOS DE COMBINAÇÃO

(Prof. Roberto Luiz Spenthof)

Combinação é uma seqüência de lances que um jogador desenvolve para conseguir algum tipo de vantagem. Quando jogamos com alguém, não devemos esperar que as peças adversárias sejam capturadas sem esforço.

1 - ATAQUE DUPLO E GARFO

image

Este é um dos temas que acontece com muita freqüência nas partidas de xadrez. “Ataque duplo” é a denominação dada a um ataque a duas peças adversárias por uma peça de menor valor. Quando o ataque duplo envolve o rei a perda de material é inevitável. No diagrama acima, o cavalo branco acaba de realizar um “ataque duplo”. No diagrama abaixo, foi a vez do peão branco. Quando é um peão que realiza o ataque duplo chamamos de GARFO.  image

 

2 – XEQUE DESCOBERTO

É uma outra forma de ataque duplo para se ganhar material. 

image image

Nos diagramas acima, o movimento do bispo desbloqueia um xeque descoberto com a torre, ao mesmo tempo em que ataca a dama negra. Como as negras devem defender seu rei, a dama está perdida.

 

3 – CRAVADA DE PEÇAS

Uma peça está “cravada” quando não pode ser movimentada, pois deixaria uma peça de maior valor desprotegida. A cravada de peça visa à imobilização da peça adversária ou a vantagem material.

a) Cravada absoluta – é quando o rei está atrás da peça cravada.

b) Cravada relativa – é quando outra peça, fora o rei, encontra-se atrás da peça cravada.

image

No diagrama acima, o bispo está cravado de forma absoluta, porque seu movimento deixaria o rei negro em xeque. Como ele não tem como se defender, poderá ser capturado. No diagrama abaixo, a torre negra está cravada de forma relativa, pois seu movimento causaria a perda de uma peça mais valiosa, a dama negra.

image

 

4 – RAIO X

O “raio X” nada mais é do que uma cravada ao inverso. Na cravada, uma peça ameaça duas peças inimigas ao longo de uma linha em que exerce sua influência, e a peça inimiga de menor valor serve de escudo para a mais valiosa. No raio X, a peça de maior valor está diretamente ameaçada. Deve-se retirá-la deixando a peça de menor valor exposta à captura.

image image

Nos diagramas acima, a torre branca dá xeque ao rei negro. Este, ao se mover, permitirá a torre capturar a dama negra. Nos diagramas abaixo, o bispo branco move-se atacando a dama negra, que agora terá que mover-se, possibilitando ao bispo capturar a torre negra.

image image

 

5 – DESVIO

O “desvio” tem como objetivo “distrair” alguma peça adversária que esteja executando uma função importante. Para que o desvio seja forçado, deve haver algum tipo de ameaça.

image image image image

Nos diagramas acima, a torre branca deu xeque ao rei negro, cuja única defesa é a captura da torre branca pela torre negra, que está defendendo a sua dama. A dama negra está perdida.

 

6 – ATRAÇÃO

Ocorre quando as peças são forçadas a ir para as casas que não oferecem segurança.

image image image image

Nos diagramas acima, o movimento do bispo atacou a dama e o rei negros simultaneamente. A dama negra captura o bispo, sendo atraida para uma casa, de onde leva um ataque duplo do cavalo branco. A dama negra está perdida.

 

7 – INTERCEPTAÇÃO

A dama, torres e bispos são peças com um grande raio de ação, podendo atacar ou defender a longa distância. Na interceptação a idéia básica é fazer com que uma peça adversária limite o raio de ação de outra que tenha uma função importante.

image image

No primeiro diagrama, vemos que o cavalo branco ameaça xeque-mate em “g6” (defendida pelo bispo preto), e em “f7” (defendida pela torre preta). O movimento do bispo branco no segundo diagrama intercepta pelo menos uma destas defesas, pois se o bispo negro capturar o bispo branco, há xeque-mate de cavalo em “f7”. Se a torre negra capturar o bispo branco, há xeque-mate de cavalo em “g6”.

 

8 – PEÇA SOBRECARREGADA

Uma peça não defende com eficiência duas ou três peças simultaneamente. Em situações deste tipo, dizemos que a peça está “sobrecarregada”.

image image

O bispo negro está sobrecarregado, pois defende seus dois peões, que estão atacados pelo bispo branco. O rei branco ataca o bispo negro, que, para defender-se, precisa se mover, deixando de defender um dos peões, que será capturado na sequência pelo bispo branco.

 

9 – SACRIFÍCIO

O “sacrifício” é a entrega de material, visando conseguir em troca outra vantagem, como o xeque-mate.

image image image image

Uma das torres brancas será sacrificada. Mas por causa disso, as brancas dão xeque-mate no lance seguinte (1.Txh7+ Rxh7 2.Th1++).

O jogador que planeja efetuar um sacrifício deve estudar bem todas as possibilidades do adversário, pois se a combinação não der certo, quem fez o sacrifício terá perda de material. Dizemos neste casos que o sacrifício é FURADO.